Apresentação

O Curso de Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica justifica-se, pois nos últimos anos, os robôs vêm apresentando lugar de destaque no campo científico. Nas cirurgias minimamente invasivas, Telecirurgias, Robóticas e Realidade Virtuais estas fronteiras tecnológicas têm revolucionado a prática cirúrgica na atualidade.

A cirurgia robótica tem sido foco por sua relevância na área da saúde, tanto na área da prevenção quanto na da reabilitação, em diversos segmentos, observa-se o aumento da utilização da tecnologia, fundamental na área da saúde e um desafio para os profissionais de centro cirúrgico, que devem se manter atualizados, considerando a fugacidade da evolução tecnológica. Ressalta-se, que com a introdução dos robôs na área cirúrgica, no início da década de 80, numerosas promessas tornaram-se promissoras, a maioria das quais não adquiriu importância na prática operatória regular. O advento da cirurgia minimamente invasiva levou ao mesmo tempo à melhora das aptidões robóticas e ao aparecimento do promissor campo do treinamento em realidade virtual.

Esse novo cenário exigiu a adaptação de centros cirúrgicos, equipes médicas de enfermagem e instrumentadores. Em especial, a assimilação das novas técnicas demanda profunda dedicação dos profissionais envolvidos. Ressalta-se, que a cirurgia robótica representa uma das mais avançadas fronteiras da medicina moderna, proporcionando maior precisão, controle e menos invasividade nos procedimentos cirúrgicos. A crescente adoção dessa tecnologia em hospitais e centros cirúrgicos ao redor do mundo destaca a necessidade de profissionais altamente qualificados para operar e manusear os equipamentos robóticos. O mercado de cirurgia robótica está em expansão contínua, com um aumento significativo no número de procedimentos realizados anualmente, profissionais capacitados são essenciais para atender essa demanda crescente e garantir a eficiência e segurança dos procedimentos cirúrgicos endoscópicos, onde a instrumentação em cirurgia robótica requer conhecimentos específicos e habilidades técnicas avançadas.

O curso justifica-se, pois profissionais bem treinados contribuem diretamente para a melhoria dos resultados cirúrgicos e permite uma assistência mais precisa e segura, reduzindo riscos e complicações. A cirurgia robótica é uma área em constante evolução, com inovações tecnológicas frequentes. Estar atualizado e capacitado para utilizar essas novas tecnologias é fundamental para qualquer profissional que deseja se manter relevante e competitivo no campo da saúde. Portanto, este curso oferece uma formação teórica e prática, capacitando os profissionais para atuar com excelência em ambientes de alta tecnologia.

O curso tem por objetivo especializar para atuação em Cirurgia Robótica e Laparoscópica, elaborando processos e construções robóticas de maneira a realizar experimentos; Promover conhecimentos práticos com Robôs; Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas durante procedimentos cirúrgicos.

Público-alvo

Profissionais da enfermagem que concluíram ou estão cursando o curso de Técnico de Enfermagem e Especialização em Instrumentação Cirúrgica.

Objetivos

Oferecer ao público detentor de diploma de nível Técnico de Enfermagem e Estudantes de  Especialização em Instrumentação Cirúrgica, a oportunidade de continuar com seu processo de aquisição de conhecimentos e habilidades além do próprio crescimento profissional através de estudos dos princípios de funcionamento dos Robôs Cirúrgicos com domínio da Plataforma Robótica, com conhecimento profundo sobre o sistema Da Vinci e outros sistemas robóticos utilizados em cirurgias, que estão inclusas no escopo das práticas complementares em Centro Cirúrgico Avançado.

Objetivos Específicos

- Habilitar os profissionais de Centro Cirúrgico: Técnicos de Enfermagem, Instrumentadores Cirúrgicos e estudantes da área, para identificar os conceitos básicos de Cirurgia Robótica e Videolaparoscópica;

- Capacitar para atuar em procedimentos de Inteligência Artificial na Eficiência Cirúrgica;

- Apresentar os Princípios de Funcionamento dos Robôs Cirúrgicos com domínio da Plataforma Robótica, com conhecimento profundo sobre o sistema Da Vinci e outros sistemas robóticos utilizados em cirurgias.

- Possibilitar ao conhecimento dos Componentes dos Sistemas de Robótica Cirúrgica;

-  Realizar simulações práticas em ambientes virtuais com técnicas de precisão em robôs;

- Apresentar as etapas críticas durante procedimentos de Cirurgia Robótica

- Possibilitar treinamento em procedimentos de segurança e verificação dos instrumentos robóticos;

- Capacitar para o preparo da sala de cirurgia e posicionamento do robô;

- Apresentar processos de esterilização e organização dos instrumentos cirúrgicos;

- Determinar os tipos de monitoramentos e ajustes durante os procedimentos cirúrgicos com robôs.

- Discorrer sobre técnicas de procedimentos cirúrgicos robóticos e videolaparoscópicos;

- Capacitar para auxiliar o cirurgião durante a realização de intervenções Cirúrgica Robótica e Laparoscópicas;

- Possibilitar aos profissionais um instrumento teórico-prático, habilitando-o para o exercício de excelência em Instrumentação Cirúrgica Robótica e Laparoscópica;

- Oferecer competências técnicas e habilidades necessárias na especialidade Robótica, visando a atender à crescente demanda das cirurgias endoscópicas avançadas;

- Proporcionar conhecimentos necessários ao exercício da profissão, envolvendo a assimilação sobre os fundamentos de robóticos, equipamentos e materiais necessários;

- Promover treinamento nos métodos cirúrgicos a essa especialidade de formação para os desafios da cirurgia robótica.

Competências e Habilidades

O Instrumentador Cirúrgico é o profissional que atua, na maioria das vezes, no Centro Cirúrgico desempenhando atividades de enfermagem em equipe multiprofissional que desempenham atividades cirúrgicas. Para atender as demandas do processo produtivo, o profissional especialista em Instrumentação Cirúrgica Robótica deve constituir as seguintes competências:

- Apresentar domínio da Plataforma Robótica, com conhecimento profundo sobre o sistema Da Vinci e outros sistemas robóticos utilizados em cirurgias;
- Habilidade para montar e preparar o robô e os instrumentos cirúrgicos, além de realizar a manutenção básica;
- Paramentação Médico-Cirúrgica: Capacidade de preparar e esterilizar o ambiente e os materiais cirúrgicos;
- Saber operar e interagir com o robô durante os procedimentos, garantindo a segurança e a eficácia da cirurgia;
- Habilidades práticas com coordenação motora: necessária para manusear instrumentos delicados e realizar procedimentos precisos;.
- Capacidade para identificar e solucionar problemas técnicos rapidamente durante a cirurgia;
- Colaboração eficaz com cirurgiões, enfermeiros e outros profissionais de saúde;
- Habilidade para gerenciar o tempo de forma eficiente, garantindo que todos os preparativos sejam concluídos antes da cirurgia;
- Apresentar atenção aos detalhes fundamentais para garantir que todos os aspectos da cirurgia possam ser executados com precisão;.
- Apresentar capacidade de manter a calma e a eficiência em situações de alta pressão é crucial.

Disciplinas/Carga Horária do Curso

03 Disciplinas
Práticas Laboratoriais
Carga Horária do Curso: 50 horas

- As aulas ocorrerão semanalmente (Aos sábados) por um período de 01 mês.

- As aulas práticas ocorrerão em horários diversos nos laboratórios do ICT (Robótica e Instrumentação)

 

Coordenação

  • Profº Vanusa Tubbs